novembro 29, 2005

Acusação

A lei do século XIX não concedia a Bonaparte a vitória de Waterloo. Preparava-se outra série de factos, em que Napoleão já não tinha lugar. Havia muito que a má vontade dos acontecimentos se tinham declarado.

Era chegado o tempo de cair aquele homem vasto cujo peso excessivo nos destinos humanos perturbava o equilíbrio. Era só um indivíduo preponderado pela sua parte mais do que o grupo universal. Seriam mortais para a civilização, se durassem, estas pletoras da vitalidade humana concentradas toda numa só cabeça, o mundo junto no cérebro de um só homem. Chegara o momento em que a incorruptível equidade suprema reconsiderava. Naturalmente tinham feito ouvir as suas queixas os princípios e elementos, de que dependem as gravitações regulares, tanto na ordem moral como na ordem material. O sangue ainda fumegante, o atulhamento dos cemitérios, as lágrimas das mães, são arrozados terríveis. Quando a terra sofre com a demasia do peso que a sobrecarrega, há gemidos misteriosos na sombra, que são ouvidos no abismo.

Napoleão foi denunciado no infinito, e a sua queda estava decidida. Incomodava Deus. Waterloo não é uma batalha; é a mudança de aspecto do Universo. - Victor Hugo, Os Miseráveis

Sem comentários: