fevereiro 11, 2013

Never ending stories

Arguments and topics that consider data as irrelevant become exercises is Aesthetics, which is not intrinsically bad but might turn into a never ending discussion. On the other hand, I'm not sure we should easily dismiss a good argument that goes against current evidence. Perhaps the evidence is not good enough, and the argument can show new ways to search for new knowledge. Heliocentrism comes to mind.

2 comentários:

jms disse...

Certo, mas não nos podemos esquecer de que os dados, por muito objectivos que sejam, só "falam" quando sujeitos a interpretação, e que as interpretações podem falsear as conclusões, seja por insuficiência dos dados, seja por insuficiência do seu intérprete. Isto para dizer que, mesmo apoiada em dados objectivos, uma argumentação pode revelar-se infindável e improfícua, para desespero de todos os envolvidos.
Cumprimentos

João Neto disse...

É verdade. Um exemplo que descobri recentemente de uma teoria de acordo com os dados mas que nada mais nos diz é o antigo modelo geocêntrico. Se usarmos suficientes eclípticas conseguimos modelar a órbita da Terra com precisão arbitrária. Na verdade, o modelo pode adaptar-se a qualquer órbita, pode-se adaptar a qualquer conjunto de dados. Ou seja, modela qualquer trajectória mas não explica nada.