janeiro 12, 2009

Auctoritate

"Na sua essência, a autoridade não consiste em mandar: etimologicamente, a palavra vem de um verbo latino que significa «ajudar a crescer». A autoridade na família deveria servir para ajudar a crescer os membros mais jovens, configurando o que poderemos chamar o «princípio da realidade». Este princípio é a capacidade por parte de cada um de limitar as próprias inclinações tendo em vista as dos outros, e de adiar ou temperar a satisfação de alguns prazeres imediatos tendo em vista o cumprimento de objectivos a longo prazo. É natural que as crianças careçam de experiência vital imprescindível à compreensão da sensatez racional desta exigência, pelo que esta deve ser-lhes ensinada. As crianças - verdade óbvia, mas frequentemente esquecida - são educadas para virem a ser adultos, e não para continuarem a ser crianças." Fernando Savater, O valor de Educar

1 comentário:

Carlos Pires disse...

É duvidoso que a essência de uma coisa, por exemplo da autoridade, seja revelada pela etimologia da palavra que a designa.

Mandar muitas vezes não é incompatível com ajudar a crescer - no caso das crianças mas também dos adultos. A existência de orientação não exclui necessariamente a autonomia - no ensino, na vida prática e profissional, etc.