setembro 30, 2008

Dura Lex

Há um conflito entre a deontologia, que julga as acções pelas leis que a restrigem, e o utilitarismo, que justifica as mesmas acções pelas consequências que provocam. Na primeira, as boas acções podem ser castigadas se violarem a lei, enquanto no segundo podem ser até premiadas. David Hume propôs uma união destas duas perspectivas, que parece-me usarmos hoje em dia, o utilitarismo indirecto, onde defende que se deve ter um pensamento utilitarista (maximizar a felicidade da sociedade) para formular uma deontologia (um corpo de leis). Desta forma, há duas vantagens: a aplicação intransigente das leis tende a melhorar o bem-estar da sociedade e torna-se mais natural a escolha entre opções para leis (preferir aquelas normas que, quando aplicadas, melhoram esse bem-estar).

setembro 26, 2008

Bifurcação

A educação, por natureza, é conservadora nos conteúdos que ensina. Ela pretende preservar um corpo de conhecimentos considerados úteis a quem aprende bem como necessários à permanência da sociedade em questão. Tendo em conta a relação que se pretende que o futuro adulto tenha em relação ao Outro diferente, estes conhecimentos podem ser negativos (no alimentar de nacionalismos extremados, fanatismos, xenofobias, dogmas) ou positivos (no primado da razão e da ética, aos princípios e à tolerância, ao argumento crítico, à coragem e à prudência). Para os responsáveis, uma escolha tão clara como terrível.

setembro 15, 2008

Diferença

Olhar para a totalidade do sistema solar por séculos sem fazer o esforço de entender como o mundo funciona. Diríamos que ali estava tudo exposto, todos os factos, todas as relações entre a miríades de corpos celestes. Mas, mesmo após esse tempo todo, não teríamos obtido nada. É no esforço honesto e imparcial de entender que recolhemos conhecimento útil. Apenas coleccionar factos é mostrar tudo e dizer nada.

setembro 10, 2008

Piloto Automático vs.'Eu'

"Cognitive control is necessary when we block a habitual behavior and instead execute a less-familiar behavior. Because cognitive control requires an effort, it is not efficient to maintain a high level of control all the time — the nervous system needs to know when cognitive control is necessary." Matsumoto - Conflict & Cognitive Control, Science 303, pp.969-70

setembro 05, 2008

Cebolada

Querer perder os preconceitos culturais que nos restringem é uma tarefa para décadas. Se a constatação que deus não existe pode surgir rapidamente, demora uma vida perceber como a instituição secular dos seus funcionários controlou a sociedade e - preza-se a honestidade do termo - o seu rebanho. Como destruiu sistematicamente o desenvolver do pensar crítico, substituindo-o por uma subtil rede de complexos de culpa, medos e vigilância que formam o regulamento moral que nos prende. Como recusou - excepto pela intensidade das forças externas - as liberdades e as diferenças incómodas dos indivíduos que assumiu o dever de proteger. Como isso, cá por dentro, cresce connosco. Como extirpar camada a camada, a peçonha que também responde pelo nosso nome.