Limites
Fará sentido perguntar, no âmbito da Ciência, o que é um dado conceito? Por exemplo, a carga eléctrica dos electrões e protões. Construímos um modelo muito fiel da electricidade, somos capazes de elaborar sistemas eléctricos complexos cujo comportamento entendemos e controlamos, conseguimos explicar miríades de fenómenos relacionados. Mas o que é a carga eléctrica? Terá esta tentativa de interrogação uma resposta?
2 comentários:
fazendo a pergunta ao contrário -- «faz sentido, no âmbito da Ciência, NÃO perguntar o que é um dado conceito?» -- a resposta parece-me evidente, enquanto, na minha mente, distinguir Ciência de Religião...
Creio não estar a confundir «fazer ciência» com «pensar a ciência»... A tua pergunta está na categoria «pensar a ciência», que é um subconjunto de «pensar o pensamento».
Como já consegui a necessária auto-referência para produzir paradoxos, fico-me por aqui.
Isto de escrever em forma de telegrama tem as suas desvantagens. Eu estava a pensar nos conceitos físicos fundamentais, como carga electrica, energia, tempo... Há um momento em que a explicação tem de parar, porque ou se postula um axioma, ou se entra em ciclo ou se continua indefinidamente convergindo para o horizonte de uma causa primeira. Para a Ciência não é tão importante saber O QUE É e o PORQUÊ da carga eléctrica, mas sim para que serve e o que podemos fazer com ela.
Enviar um comentário